terça-feira, 21 de outubro de 2008

Stilo Finito

Pronto, caros e raros leitores, termina aqui a minha breve incursão num estilo, e numa área que sinceramente não me é muito querida, nem para a qual criei este blogue. Existem blogues, fabulosos, sensacionais, exta-ordinários para este debate, para troca de mimos, catapultação de massas, templos de reza de muito docentes. Tentei com humor e sem agressividade pautar a minha posição em tudo isto, mas ao fim de 5 postagens, e algumas leituras, nada mudou em mim. Vou continuar a minha luta interior ( já explicitada noutro post) com ou sem ida a ”Manif” ( e até é provável que vá à de 8, se continuarem as duas) , embora tenha sérias dúvidas sobre a força e resultados práticos das mesmas.


Estou a verificar muitos “jeitosos” em tudo isto, muitos “heróis”, muito samaritano e uns anitos largos de experiência, dizem-me que se as coisas começaram a correr pior do que já estão, os heróis de hoje serão os primeiros ratos do amanhã! Pode ser que me engane, pode ser e...peço com força para me enganar.


Assim num último post sobre esta temática do 8, ou 15 ou “23” mais uma citação tirada desse grande e jovem escritor português Gonçalo M Tavares, esta do “Breves Notas sobre o Medo”. Os outros dois foram : Wilhelm Reich do “Biblioteca” , e o não pertenço a nenhum grupo do “ O homem ou é tonto ou é mulher” .


Aliás de Gonçalo M Tavares de quem Eduardo Lourenço afirmou “ Gonçalo, sim. Que me parece ter um universo muito próprio. Uma escrita fria e brilhante, ao mesmo tempo. Paradoxal. Gosto dele.”, ou Saramago “Gonçalo M. Tavares não tem o direito de escrever tão bem apenas aos 35 anos: dá vontade de lhe bater!" Gonçalo M Tavares sobre quem uma luminária blogosférica, resolveu "dislatar" , enojar, palpitar apoplético, depois de ler um só livro do homem! Edificante, mas de “coltura” literária, ou outras, há indivíduos que...cada tiro, cada passarinho a voar, e ...ainda bem, a favor do ambiente, pois!

Assim:

"Milagre e repetição


Nessas cerimónias e rituais que repetem, com
pequenos intervalos de tempo e com minúcia
extrema, um conjunto de movimentos e fórmulas
verbais, sentes-te como numa farsa — alguém te
promete, por semana, o que nenhum humano
numa vida pode dar.
"

3 comentários:

Raul Martins disse...

Caro E.I.
Ainda bem que foi uma incursão breve - apesar de eu ir percebendo o alcance das tuas palavras. Mas é no registo mais próximo do que me habituaste que me sinto mais à vontade de te ler.
.
E lembrei-me, relendo os teus últimos postes, de Randolph Frederick Pausch: "Se eu só pudesse dar 3 palavras de aconselhamento, elas seriam: "Diz a verdade." Se eu tivesse mais 1 eu acrescentaria: "Sempre."

Porque acredito que o teu espírito não ficaria tranquilo se não tivesses escrito o que escreveste.
.
Carpe diem!

IC disse...

Antes de mais, muito obrigada pelas visitas e comentários no meu cantinho.
Fiquei com pena por dar por terminada a "breve incursão", pois gostei do que escreveu e, sobretudo, do humor com que o escreveu. Se não conseguimos um bocadinho de humor ao observar muito do que se está a passar, resta-nos o quê? Sentir tristeza? Lembrar os muitos Professores que merecem bem melhor do que as guerrinhas a que andamos a assistir?
Entretanto, aguardo os próximos dias com esperança (só alguma) de que o bom senso venha ao de cima.

JMA disse...

Uma lufada de ar respirável, inteligente, sensato e dignificante. Mas bem compreendo que há outras prioridades. Os heróis de serviço que cumpram o berreiro das massas.