sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

NATAL E BRINQUEDOS 1942

Quem me conhece, ou os parcos leitores que por aqui vão passando, sabem por postagens natalícias de anos anteriores como abomino o Natal comercial, os "HO-HO-HO" de Pais Natal histriónicos, o Natal idiota de SMS e animaçõezinha de telelé, só porque fica bem e guardamos lugar no paraíso, o Natal do desperdício, do Centro Comercial, do clima externo e artificial. O Natal é algo que é de dentro, que se aquece de dentro para fora, que perpassa como nuvem invisível para os outros. Assim o meu Natal só tem sentido com Ele - o menino e a sua simbologia, a Família e as Crianças. 

Assim por elas ,  AS CRIANÇAS,  ( a que uns bandidos tecnocratas querem impedir de sonhar, crescer devagar enquanto o mundo espera)  um belíssimo texto ( sim, eu sei qure está datado e que estou com a idade cada vez mais nostálgico) de Olavo d'Eça Leal publicado na Revista Panorama n.12 de 1942 ( 70 anos!).

Cliquem para aumentar e guardem ou imprimam para ler melhor.






2 comentários:

Cristin@ disse...

E quando um desconhecido nos oferece...palavras. Palavras que nos alentam e nos ajudam a voltar a ganhar o ritmo das passadas com que percorríamos o caminho escolhido e no qual já começavamos a caminhar com um certo cansaço (apesar do muito caminho que ainda nos "lembram" que falta percorrer.
Muito grata pelas palavras...
Vou ler com atenção este texto (e "espreitar" o espaço)...Nascidos em 1940, os meus pais eram meninos dos brinquedos de 1942 :-)

Existente Instante disse...

Não tem de agradecer Cristina. Percebo que estamos na mesma onda no que queremos e desejamos para as Crianças do nosso País, no que pressentimos ser a profissionalidade docente, o verdadeiro ato pedagógico, a luta contra as rotinas que nos querem sufocar.
Volte sempre.