segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Receita Para...

Confesso que não consegui. Queria ter conseguido, firmemente ter aguentado olhos castos até ao fim, mas foi-me impossível, insuportável. Abandonei a sala, onde a televisão parecia querer dar-me uma realidade de uma entrevista e de um entrevistado, que a minha inteligência sistematicamente tranformava em náusea virtual. Agora no escritório, na fuga das fugas de Bach, duas minhas fotos a impôr-se para este blogue. Porquê, não sei. Simplesmente gosto da metafórica imagem. Depois...depois dois poemas que são duas jóias de actualidade.

Ah! A receita para fazer um herói, pode ser cozinhada para fazer um político, vários políticos, imensos políticos em Portugal e na Europa, ditadorzecos, travestidos de democratas jurados por honra e mérito. Não, não é demagogia, nem sou de extremos, mas pura e simplesmente livre e democrata.Apesar de gostar deles, dos burros verdadeiros, Burro é que não, apesar de eles nos tentarem fazer passar por, na burrice deles. Como no poema: Já há muitos anos que me são servidos mortos... os políticos. E não me tenho impressionado nada! Gosto da Vida e quem tem vida dentro da vida, só isso.

RECEITA PARA FAZER UM HERÓI

Tome-se um homem,

Feito de nada, como nós,

E em tamanho natural.

Embeba-se-lhe a carne,

Lentamente,

Duma certeza aguda, irracional,

Intensa como o ódio ou como a fome.

Depois, perto do fim,

Agite-se um pendão

E toque-se um clarim.

Serve-se morto.

REINALDO FERREIRA (Poemas)



Ditadores

Os cavalos inclinam as cabeças

e levantam os cascos.

Os ditadores de bronze cavalgam

pelas praças da Europa

cavalgam em silêncio por entre

adoradores do sol e pombas brancas.

Dão de esporas ao tempo, em segredo,

apontam-se uns aos outros

de todos os quadrantes.

Um canto mudo

escorre

de suas faces de bronze.

Dão de esporas ao tempo, em segredo,

como se horas desconhecidas se medissem

por suas longas sombras

E gira a sombra a cada um

no grande quadrante solar da mentira: L´'Histoire.

Gosta Friberg (Tradução de V.G.Moura)





Nenhum comentário: