domingo, 6 de janeiro de 2008

Cuidado Escola


Ainda relacionado com as duas minhas postagens precedentes, lembrei-me de algo fabuloso, tirado de um livro não menos fabuloso e marcante na minha vida docente, aliás a ser objecto de uma lembrança numa futura postagem, como outros o serão, pois marcaram decisivamente um certo olhar, uma certa reflexão, mesmo inflexão, na minha forma de ver, ser e estar docente. Essa pérola rara de1980, com desenhos belíssimos, textos profundos e de uma acutilância que passados 28 anos ainda mantêm a frescura e actualidade incólumes. Tenho a certeza que aqui e ali já vi desenhos tirados deste livro, mas muitas vezes desenquadrados do todo e da ideia geral do livro. Mesmo assim, vale sempre a pena rever alguns desses desenhos e sobretudo reflectir sobre os textos que os enquadram.

O Título Significativo “ Cuidado Escola” , o Subtítulo “Desigualdade, Domesticação e Algumas Saídas” e a autoria de Babette Harper, Claudius Ceccon, Miguel Darcy de Oliveira e Rosiska Darcy de Oliveira, com a colaboração de Monique Séchaud e Raymond Fonvieille, e apresentação de…quem poderia ser? Paulo Freire, este livro não é propriamente para espíritos fracos, amantes do “antigamente é que era bom”, nem sequer para situacionistas - conformistas, e muito menos para classe política “atrolhada” e burra! Mas a Cuidado Escola, hei-de voltar com mais tempo e cuidado.


Nenhum comentário: